16 de janeiro de 2009

Semana do Inverno

12 a 16 de Janeiro
  1. Contámos as novidades do fim-de-semana, fizemos os desenhos e, algunas meninas quiseram deixar registado como foi importante levar os portfólios para casa para ver em conjunto com os Pais e a Família.
  2. A propósito da história do Capuchinho Vermelho (ouvimos o conto e vimos o video na semana passada) brincámos com os fantoches da história no teatrinho. Registámo-la graficamente com lápis de cor.
  3. Ouvimos histórias de Inverno e pintámos com tinta permanente e um lápis mágico (palito) molhado em lexivia lindos desenhos de Inverno!
  4. Tivemos um convite para ir à sala da professora Lígia aprender sobre as plantas. Aprendemos que as plantas são seres vivos que quando arrancamos morrem. As plantas podem ser comestíveis ou não. Separámos em dois grupos, as comestiveis: cenouras, alfaces pequeninas, cebolas, alhos, couves, nabos, malaguetas... e não comestíveis: flores, ervas... Sabiamos muitas coisas, participámos muito! A Teresa ficou muito orgulhosa e a professora Lígia muito impressionada!
  5. Fizemos motricidade: acordámos, tomámos banho, penteámos-nos, lavámos os dentes, jogámos ao rei manda, pusemos o gorro, as luvas, o cachecol, o casaco, as botas e saímos para a rua. Andámos em bicos de pés com frio, corremos à chuva, andámos de patins na neve, de trenó... e, por fim descansámos.
  6. Contámos pelas mãos, dissémos os números, relembrámos a as rimas da tira númerica dos pinguins.
  7. Conversámos sobre o Inverno, o gelo, os pinguins e fizemos mais uma experiência com a água. Fomos buscar gelo ao frigorifico e falámos sobre as suas propriedades experimentando. Descobrimos que é rijo (Leticia), parte-se (Tomás), é gelado (João Pedro), é branco (Mariana), é escorregadio, e derrete (Francisco), é muito frio, é molhado, é duro e depois transforma-se em água (Matilde). Aprendemos quando é a água está congelada é sólida e branca e quando a água saí da torneira é líquida e incolor.Para descobrirmos a forma da água colocámo-la em diferentes recipientes: caixa quadrada, caixa rectângular, caixa circular... Pusemos no frigorifico e magia: a água ficou com a forma do recipiente onde se encontrava. Adorámos mexer no gelo!
  8. Alterámos a nossa árvore de Outono para o Inverno. Percebemos que o corpo dos bonecos de neve é feito de circulos de vários tamanhos. Recostámos círculos grandes, médios e pequenos consoante o que pretendiamos para o nosso boneco e cada um ilustrou à vontade com diferentes materiais: tecidos, papeis, paus, mosaicos, palhinhas, palitos... Ficaram todos diferentes e todos lindos pois fomos muito criativos!
  9. Ouvimos muitas histórias de Inverno e registámos o que aprendemos sobre o Inverno. Requisitámos livros e avaliámos a semana concluindo que todos (sem excepção) o que mais gostaram de fazer esta semana foram os bonecos de neve para colocar na nossa árvore de Inverno. Ficou maravilhosa!
  10. Esta foi uma semana muito rica, produtiva e cheia de aprendizagens! Vejam as fotos da semana no slideshow de Inverno!



2 comentários:

Ana Moreira disse...

Olá a todos.
Nós (a mãe Ana, o Rodrigo e o Afonso) estivemos a ver as imagens e ficámos deliciados. As experiências são significativas quando eles conseguem reportar-se a elas apesar de passar algum tempo.O Rodrigo andou dias a falar da história que representaram. Também a experiência com a água e do gelo foi muito interessante para ele que descreveu as alterações da água com diferentes temperaturas. E não se esqueceu que falou da cenoura quando fez a visita à sala dos mais velhos.
Foi uma semana muito intensa!
Beijinhos a todos.

3.º ano da EB1/JI Bairro Alentejano disse...

Parabén pelo prémio. Vão até ao nosso blog e vejam!
Beijinhos