21 de setembro de 2008

A Primeira Semana

15 a 19 de Setembro

Esta foi a a primeira semana das meninas e meninos do CAIC. Foram uns artistas! Educadora e auxiliar estabeleceram laços com todas as crianças conjugando afecto, respeito, autoconfiança e proporcionando actividades que estimulassem as diferentes áreas de conteúdo.

Área da Formação Pessoal e Social: O contacto concreto com diferentes realidades despertam a curiosidade das crianças e alargam os seus conhecimentos. As actividades que se realizam no jardim de infância são múltiplas e variadas e foi isso que se tentou fazer ao longo da semana diversificando as mesmas. Na sexta-feira, fomos à biblioteca e estivemos a ver livros e a brincar com os fantoches.
Área do Conhecimento do Mundo: O contacto concreto com diferentes realidades desperta a curiosidade das crianças e alarga os seus conhecimentos. Assim, na segunda feira, recebemos a visita dos meninos da Turma A e fomos conhecer todos os cantinhos da nossa escola (ver slideshow primeiro dia). Na sexta, foi dia de ver um filme, "Os três porquinhos", na nossa sala.
Área das Expressões e Comunicação:
Expressão Musical: As actividades musicais proporcionam às crianças momentos de alegria e de prazer compartilhados. À segunda-feira, dia da Música, cantámos a canção do "Bom dia!", "Primeiro dia" e "As perninhas à chinês"...
Expressão Dramática: Na quarta-feira, mimámos a canção "Eram dois crocodilos" pois, através do jogo as crianças imitam o outro, afirmam a sua identidade, exprimem sentimentos, desenvolvem a imaginação, criam e recriam o mundo à sua volta. Na sexta-feira, na biblioteca, brincámos com os fantoches.
Expressão Plástica: No contacto com materiais diferentes as crianças experimentam novas sensações. E por isso, na terça-feira, pintámos com aguarelas. Ainda também nesta semana moldámos plastina, fizemos desenhos, pintámos o nosso retrato para os cabides, e pintámos as nossas mãozinhas para fazer prendas para os aniversariantes de Setembro.
Expressão Motora: As crianças aprendem a conhecer o seu corpo e a movimentarem-se no espaço que as rodeia. Quarta-feira foi dia de motricidade no recreio.
Linguagem Oral e abordagem à Escrita: Ouvindo histórias, as crianças alimentam o imaginário e a capacidade de se maravilharem. Esta semana ouvimos várias histórias: "Miffy vai à escola", "Ler é divertido", "Surpresas os animais" e "Cinco pássaros"...
Matemática: A brincar com os objectos as crianças constroem e organizam o pensamento. Quando ouvimos a história "Cinco pássaros", brincámos com os números, ordenámo-los por ordem crescente e decrescente.

2 comentários:

Rosana disse...

O nosso blog tá mesmo giro :DD
beijinhos Rosana.

Anónimo disse...

Olá!!O blog dos nossos reguilas está bué da giro...Podem continuar.Bjs grandes as autoras!!!!!!!!!
Cecilia